Especialidades e
Procedimentos

» Patologia

Patologia é a ciência que estuda a história natural das doenças, suas causas, evolução e conseqüências. Anatomia Patológica é o ramo da Patologia que estuda as lesões orgânicas causadas pelas doenças. O médico especialista em Anatomia Patológica é o patologista. Este pode exercer suas funções de diversas maneiras, tais como : patologia experimental, autópsias e patologia diagnóstica ou cirúrgica.

O diagnóstico anatomopatológico se baseia na observação de uma amostra, geralmente obtida por biópsias ou cirurgias de portes diversos. Para chegar a uma conclusão ou se obter um laudo anatomopatológico são realizados vários procedimentos, tais como:

Análise macroscópica: o espécime obtido é primeiramente examinado a olho nu, seguindo-se uma descrição de suas características.

Processamento: posteriormente alguns fragmentos ou todo o material sofre um processamento em líquidos especiais e é embebido em parafina para que se possam obter cortes histológicos muito finos em lâminas de vidro. Esses cortes são então corados para que as várias células dos tecidos possam ser identificadas ao microscópio.

Análise microscópica: É quando o patologista observa os aspectos microscópicos ou celulares das lesões e pode então chegar a um diagnóstico ou conclusão.

Redação de um laudo: nesse laudo haverá a descrição dos procedimentos e conclusão.

Assim a Patologia Cirúrgica estuda os tecidos removidos de um paciente e auxilia no diagnóstico de uma doença, podendo ser decisiva para determinar um plano de tratamento.

Os procedimentos realizados pelo Patologista são vários, incluindo Citopatológico, Anatomopatológico, Autópsias, Imuno-Histoquímica e Exame Transoperatório de Congelação.

 

» Procedimentos

Anatomopatológico: análise macro e microscópica de biópsias e peças cirúrgicas.

Citopatológico: análise de células obtidas por raspados ( tais como o preventivo de colo uterino ou Papanicolaou) ou punções com agulha( mama, tireóide, cavidades, etc) .

Imuno-histoquímica: técnica que utiliza anticorpos para diagnóstico de neoplasias e para detectar fatores prognósticos.